31 Mai

“A” de Armazenamento

Segundo o site da Wikipédia, Armazenamento “é o ato ou efeito de armazenar, guardar, juntar qualquer coisa em algum lugar de forma que seja possível resgatá-la, consultá-la, usá-la ou consumi-la posteriormente.”

O sucesso nos investimentos é uma questão comportamental. Gastar mais do que se ganha não é apenas imprudente, é o caminho mais rápido para o precipício financeiro.

A experiência bíblica de José no Egito, ensina que o período de vacas gordas não é para o consumo de tudo o que se produz (como se não houvesse amanhã), mas para ARMAZENAR o mínimo necessário a fim de suprir necessidades futuras durante o período de vacas magras.

Em finanças, eu chamo este ARMAZENAMENTO de uma conta de investimento (distinta da sua conta bancária) onde você armazena sistematicamente recursos para o seu futuro.

A vantagem de uma conta de investimento é a PLATAFORMA ABERTA, pois através dela o investidor tem acesso a diversos tipos de ativos do mercado financeiro.

A ideia principal é que você seja o seu próprio GESTOR financeiro (e não o seu gerente de banco).

Com transparência e liberdade, você – GESTOR da sua carteira – pode alocar os ativos de acordo com o seu perfil e objetivos financeiros. Todo o recurso destinado a esta conta tem como finalidade “ARMAZENAR, GUARDAR e/ou JUNTAR”.

Dessa forma, será possível não somente fazer resgates futuros para suprir suas necessidades e as da sua família, mas também trocar seus recursos por ativos mais baratos, prosperando mesmo em períodos de vacas magras.