12 Jul

“O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham

Este livro é super recomendado por Warren Buffett, um dos maiores investidores do planeta.

Buffett disse que ler este livro do investidor de Wall Street foi muito importante, pois lhe conferiu uma base intelectual para entender o mundo dos investimentos. “Para ter sucesso nos investimentos você não precisa ter um extraordinário QI, mas é necessário que tenha um pilar teórico e outro racional para que decisões sejam tomadas sem a interferência do lado emocional”, afirma Buffett.

Buffett leu este livro antes dos 20 anos. Segundo o Business Insider, o livro foi fundamental para o megainvestidor porque lhe deu estrutura intelectual para investir. “The Intelligent Investor”, de Benjamin Grahamm, a partir de 57 reais.

Investidor inteligente sabe a diferença entre preço e valor.

Segundo Buffett, preço é o que você paga, valor é o que você adquire. Sendo assim, o bom investidor tem a noção exata do custo-benefício do tipo de negócio em que irá aplicar seu dinheiro. A diferença está na qualidade do investimento.
Quando você percebe que o ganho adquirido em cima do dinheiro aplicado será compensatório, já entendeu que o valor do investimento foi maior que o preço aplicado.

Yield mais alto pode ser um indicador de preço descontado. Os dividendos não mentem.

Analisando os lucros da empresa e comparando com o preço da ação, fica mais fácil de perceber quando uma determinada ação pode render bons lucros também para o investidor. Essa relação de ações baratas com dividend yield elevado são indicadores de que vale a pena aplicar o dinheiro ali. O bom investidor fica sempre atento a esses números na hora de investir.